Você já se perguntou o que significa engajamento e como ser engajado com seus potenciais clientes pode aumentar as suas conversões e melhorar o seu relacionamento com eles?
Diferente do que muitos pensam, ser engajado não está relacionado ao número de curtidas e seguidores que sua empresa possui nas redes sociais, muito menos no número de visitas que o seu site recebe por mês.
Mais do que atrair usuários e clientes para o seu site, é fazer com que eles enxerguem valor no seu conteúdo.
Então, se você quer aumentar o engajamento do seu site, fique atento ao conjunto de dicas que daremos a seguir.
O que são métricas?
As métricas são fundamentais e deve ser o ponto de partida de qualquer empresa para iniciar um planejamento de marketing digital eficaz. É um conjunto de ferramentas que mensuram, monitoram e avaliam todas as etapas estratégicas. Tudo de forma simples e objetiva.
Mais do que importantes, as métricas possibilitam vantagens relevantes para a sua empresa, como por exemplo, mensurar como está sendo o envolvimento do seu público com uma determinada campanha.
Além de mensurar o desempenho das suas ações de marketing, garantir mais oportunidades para gerar novos negócios e qual o orçamento aplicar, você terá mais assertividade em gerar retorno, conseguirá identificar todos os pontos positivos e negativos das campanhas e, com base nos dados, ter um impulsionamento de produtividade apropriado.
Antes de falarmos sobre as métricas de engajamento, vamos listar as principais métricas para você aplicar em todo o seu negócio dentro do ambiente online.
O primeiro passo é determinar um objetivo, e o que você deseja alcançar. Após essa etapa concluída é preciso definir as métricas que poderão alcançar seus objetivos de uma maneira concreta e sucessiva. São elas:
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Taxa de retenção de clientes;
- Posição nos mecanismos de busca;
- Engajamento online do usuário ou cliente.
Nos próximos artigos, vamos falar mais sobre cada uma das métricas acima, mas nesse, o foco será na última métrica listada, ou seja, as métricas de engajamento.
Conheça as métricas de engajamento
Há algumas métricas que você precisa acompanhar para identificar se a sua estratégia de marketing digital está sendo eficiente ou se precisa ser otimizada. Se atentando à essas métricas, você irá trabalhar com foco em uma melhor performance.
Veja agora, quais são as 5 principais métricas de engajamento que você precisa acompanhar:
Taxa de rejeição
Vamos definir a taxa de rejeição, ou bounce rate, de acordo com o Google Analytics, que é um mensurador web gratuito. A taxa de rejeição apresenta o percentual de visitas em uma única página, ou seja, visitas nas quais o usuário saiu do seu site na página que entrou e sem interagir com ela.
Vamos citar um outro exemplo: imagine que o usuário acessou o seu site através de uma landing page, mas por algum motivo, saiu dele por essa mesma página e sem executar nenhuma ação dentro do seu site. Esse comportamento é atribuído à taxa de rejeição.
Os motivos que levam um usuário a sair da sua página sem interagir com ela, podem ser vários: o usuário clicou no botão voltar na barra de endereço do navegador, fechou a aba da sua página, clicou em um link dentro da sua própria página e foi direcionado para outro site, digitou outro endereço ou ficou inativo por 30 minutos (esse é o tempo padrão do Google Analytics para computar uma inatividade).
Menções à marca
Uma menção de marca acontece quando outro site ou blog fala sobre o seu site e inclui um link dentro do dele que irá levar o usuário ao seu.
Mas a menção de marca pode acontecer de outras maneiras como, por exemplo, menção de marca para divulgar a sua empresa – quando outro site menciona o nome da sua marca em um blog post.
Há ferramentas disponíveis que conseguem monitorar as citações à sua marca no ambiente online. Quando você passa a contabilizar as menções à sua marca, é possível determinar um acompanhamento do engajamento do seu público com ela.
Taxa de compartilhamento
As menções de marca acontecem frequentemente nas redes sociais e em sites de conteúdo. Podendo ser alguém compartilhando o seu site ou até mesmo recomendando a sua empresa para um amigo. Essa ação gera muitos compartilhamentos e até mesmo conversões.
É preciso monitorar esses números, pois a partir deles você poderá notar em quais momentos os seus conteúdos foram interessantes a ponto de o usuário compartilhá-los no próprio perfil.
Tempo médio de visita
Quanto mais conteúdo relevante e de valor o seu site ou blog possuir, mais tempo o usuário permanecerá nele. Essa é umas das métricas de engajamento mais valiosas, pois é o tempo médio de acesso das páginas que aponta se você está ou não conseguindo reter sua audiência.
Então, se o conteúdo publicado for interessante, os usuários farão questão de ler até o final e interagir com ele. Enquanto isso acontece, o contador de tempo de visitas registrará tudo, chegando em números mais altos.
Conteúdo colaborativo
Cada dia mais, espaços para colaboração estão sendo abertos, pois a web não pertence a sua empresa e sim aos usuários, às pessoas.
Elas determinam o caminho das tendências e das discussões graças ao que geram de conteúdo na internet.
Essa é outra métrica muito importante para você acompanhar – quanto essas pessoas estão gerando de conteúdo espontâneo para a sua empresa?
Isso pode acontecer em formas de publicações nas redes sociais falando sobre seus produtos ou serviços, e até mesmo pelas avaliações que deixam em seu site ou canais digitais.
Crie o hábito de monitorar as suas métricas com frequência para trabalhar sempre de forma alinhada aos seus objetivos. No ambiente online, tudo é mensurável, logo, se perceber alguma queda em áreas importantes, realize ajustes para corrigir esse cenário. E ao notar resultados positivos, acentue suas ações para alcançar resultados ainda melhores.